Mestrado em Ciências de Saúde, Gestão e Conservação dos Antibióticos
INTRODUÇÃO

Em Moçambique, assim como na maioria dos países africanos, existe um número limitado de mestres em Ciências de Saúde orientados para o Diagnóstico Molecular e Celular, Epidemiologia de Campo, Doenças tropicais, Biomedicina, Ciências Sócio Sanitárias, Bio farmacêuticas, entre outras.

Deste modo, é um imperativo capacitar os profissionais de saúde e os fazedores de políticas de saúde africanos para empreender e utilizar práticas e procedimentos clínicos baseados em evidências.

Aos professores, bem como aos profissionais das ciências de saúde são exigidas habilidades aprimoradas para conduzir e utilizar pesquisas, transformar informações e pensar de maneira crítica e reflexiva.

O presente documento é o currículo do Curso de Mestrado em Ciências de Saúde – Gestão e conservação de antibióticos, na modalidade de Ensino à distância (MCS-RAM/EaD) do Instituto Superior Ciências de Saúde (ISCISA).

Este mestrado visa a produção de novos conhecimentos para melhorar a gestão e utilização de antimicrobianos, através de levantamento de estatísticas e estratégias de redução do uso dos mesmos, incidindo na redução da resistência aos antibióticos e vigilância epidemiológica em Moçambique e noutros Países da região da SADC.

Pretende também, incrementar nos profissionais das ciências de saúde e de outras áreas de interesse, capacidades de pesquisa científica, tão necessária para compreender a natureza de saúde e doença, promover, prevenir, diagnosticar e tratar, assim como, para produzir de forma regular e sistemática novas informações e evidências para tomada de decisão a nível do sistema nacional de saúde e de outras áreas que devem trabalhar de forma multidisciplinar contra a resistência aos antibióticos.

Partindo dos pressupostos acima, este curso habilita aos profissionais em competências para desenhar, propor e definir metodologias de promoção do uso apropriado dos antibióticos e recomendar estratégias de acção de contenção da resistência microbiana aos diversos níveis e campos de utilização dos mesmos.

Módulos

1º SEMESTRE 3º SEMESTRE
Metodologia de Investigação e Escrita Cientifica Avaliação das Actividades Antimicrobianas
Introdução aos Agentes Antimicrobianos e Quimioterápicos Diagnóstico Molecular e Imunodiagnóstico
Microbiologia Seminário 
Epidemiologia 4º SEMESTRE
2º SEMESTRE Dissertação
Bioestatística
Bio farmácia e farmacocinética
Genética Molecular e Bacteriana
Planificação, Gestão e Conservação dos Antibióticos

 

Inscrições: Brevemente!